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Dr. Gabriel Grigoletti

Psicólogo Especialista em Neuropsicologia - CRP 06/11569

TESTE PARA RASTREIO DO TDAH EM ADULTOS

CAARS-S:S

Criado por:

Wu, J. S., Nankoo, M. M. A., Bucks, R. S., & Pestell, C. F. (2023). Short form Conners' Adult ADHD Rating Scales: Factor structure and measurement invariance by sex in emerging adults. Journal of clinical and experimental neuropsychology.

REALIZE O TESTE NO COMPUTADOR OU DEIXE O CELULAR NA HORIZONTAL (DEITADO).

IMPORTANTE: O questionário não possui dados normativos para população brasileira, ou seja, seu resultado será comparado com populações de outros países. Portanto:

OS RESULTADOS NÃO POSSUEM VALIDAÇÃO CIENTÍFICA PARA BRASILEIROS!

Lembre-se que NENHUM questionário é capaz de fornecer um diagnóstico assertivo! Somente um profissional experiente conseguirá interpretar os resultados após um AMPLO processo de investigação.

Versão Curta CAARS (Conners’ Adult ADHD Rating Scales)

Este questionário de 26 itens avalia traços comumente associados ao TDAH em adultos, abrangendo quatro fatores: Inattention/Memory Problems (Desatenção/Problemas de Memória), Hyperactivity/Restlessness (Hiperatividade/Inquietação), Impulsivity/Emotional Lability (Impulsividade/Labilidade Emocional) e Problems with Self-Concept (Problemas de Autoimagem).

De acordo com Wu et al. (2023) em “Short form Conners’ Adult ADHD Rating Scales: Factor structure and measurement invariance by sex in emerging adults” (Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology), o teste é útil como triagem em adultos jovens (18 a 29 anos). Entretanto, não substitui avaliação clínica profissional.

Como Responder

Para cada afirmação, selecione o quanto ela se aplicou a você nos últimos 6 meses. Use a escala: 0 = nunca, 1 = um pouco, 2 = frequentemente, 3 = muito frequentemente.

Ao finalizar, clique em “Enviar e Calcular Pontuação”. Você verá as subescalas, um Índice de TDAH e um Índice de Inconsistência para verificar possíveis inconsistências.

Responda TODAS as 26 perguntas (1 opção por item)
Item 0
(Nunca)
1
(Pouco)
2
(Freq.)
3
(Muito)
1) Eu interrompo outras pessoas enquanto elas falam.
2) Fico facilmente distraído(a).
3) Sinto que sou desorganizado(a).
4) Tenho dificuldade em ficar sentado(a) por muito tempo.
5) É difícil fazer várias coisas simultaneamente.
6) Fico entediado(a) com facilidade.
7) Tenho “pavio curto” e fico com raiva facilmente.
8) Tenho explosões de raiva.
9) Falta confiança nas minhas próprias habilidades.
10) Procuro atividades rápidas ou radicais.
11) Fico inquieto(a) mesmo quando sentado(a).
12) Planejo pouco as coisas com antecedência.
13) Sou facilmente provocado(a) e me irrito com muitas coisas.
14) Tenho problemas para prestar atenção em detalhes.
15) Às vezes, me coloco para baixo ou me culpo muito.
16) Sinto insegurança em relação a mim mesmo(a).
17) Não consigo terminar algo sem um prazo definido.
18) Tenho muita dificuldade para iniciar tarefas.
19) Acredito que não atingirei todo o meu potencial.
20) Meu humor pode mudar de forma imprevisível.
21) Distraio-me com facilidade nas minhas atividades diárias.
22) Tenho dificuldade para terminar tudo que começo.
23) Mexo as pernas ou fico balançando quando parado(a).
24) Cometo erros por não prestar atenção nos detalhes.
25) Gostaria de ter mais confiança em minhas capacidades.
26) Meus fracassos passados me fazem duvidar de mim mesmo(a).

Resultados do CAARS-S:S

Fator / Índice Pontuação do Respondente Pontuação Máxima Interpretação / Faixa
Faixas de Interpretação (para subescalas de 0 a 15)
0 a 5 Baixo nível de características reportadas
6 a 9 Moderado, fique atento(a)
10 a 15 Elevado, pode indicar forte presença de sintomas
Aviso Importante:

Este questionário é apenas uma ferramenta de triagem, não um diagnóstico. Se você apresentou pontuações elevadas e/ou percebe prejuízos funcionais no dia a dia, procure um profissional de saúde mental (psicólogo(a), psiquiatra) para avaliação. O Índice de Inconsistência serve para alertar respostas inconsistentes. Para diagnóstico de TDAH em adultos, recomenda-se usar múltiplas fontes (entrevistas, observações, histórico clínico) e instrumentos complementares.
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