
Dr. Gabriel Grigoletti
Psicólogo Especialista em Neuropsicologia - CRP 06/11569
Avaliação das Funções Executivas
Criado por:
Dawson, P., & Guare, R. (2018). Executive skills in children and adolescents: A practical guide to assessment and intervention (3rd ed.). The Guilford Press.
REALIZE O TESTE NO COMPUTADOR OU DEIXE O CELULAR NA HORIZONTAL (DEITADO).
Lembre-se que NENHUM questionário é capaz de fornecer um diagnóstico assertivo! Somente um profissional experiente conseguirá interpretar os resultados após um AMPLO processo de investigação.
O ESQ é um instrumento para avaliar as próprias funções executivas, mas ele não realiza comparações normativas. Isso significa que ele não compara seu desempenho com o de outras pessoas, mas sim:
Fornece um rastreio da natureza de suas próprias habilidades executivas.
(Baseado em Dawson & Guare)
Este questionário de 36 itens foi desenvolvido para ajudar você a identificar seus pontos fortes e fracos em diferentes habilidades executivas. As habilidades executivas são processos mentais que nos permitem planejar, focar a atenção, lembrar instruções, organizar materiais, executar múltiplas tarefas ao mesmo tempo e nos autorregular.
Como responder:
Para cada uma das 36 afirmações, selecione o quanto você concorda ou discorda, de acordo com a escala abaixo:
1 = Discordo Fortemente
2 = Discordo
3 = Tendendo a Discordar
4 = Neutro
5 = Tendendo a Concordar
6 = Concordo
7 = Concordo Fortemente
Ao final, clique em “Calcular Pontuação”. As pontuações de cada grupo de 3 itens (relacionados a uma habilidade executiva) serão somadas automaticamente. As habilidades executivas avaliadas são:
- Inibição de Resposta (Itens 1-3)
- Memória de Trabalho (Itens 4-6)
- Controle Emocional (Itens 7-9)
- Iniciação de Tarefas (Itens 10-12)
- Atenção Sustentada (Itens 13-15)
- Planejamento/Prioritização (Itens 16-18)
- Organização (Itens 19-21)
- Gerenciamento do Tempo (Itens 22-24)
- Flexibilidade (Itens 25-27)
- Metacognição (Itens 28-30)
- Persistência Orientada a Metas (Itens 31-33)
- Tolerância ao Estresse (Itens 34-36)
Identifique suas 2 ou 3 habilidades mais fortes (pontuações mais altas) e 2 ou 3 habilidades mais fracas (pontuações mais baixas). Isso poderá orientar estratégias de aprimoramento ou manutenção de pontos fortes.
Aviso: Este instrumento é apenas para autoconhecimento. Ele não substitui a avaliação profissional em caso de dificuldades significativas. Se necessário, busque um profissional da saúde mental ou educacional.
Resultados
Habilidade Executiva | Itens | Pontuação (3 a 21) |
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Inibição de Resposta: Pensar antes de agir nos dá tempo para avaliar situações e o impacto do nosso comportamento.
Memória de Trabalho: Manter informações na memória durante a execução de tarefas complexas — está incorporada a capacidade de aproveitar aprendizado ou experiência anteriores e aplicá-los à situação atual ou a uma futura.
Controle Emocional: Gerenciar emoções para atingir objetivos, concluir tarefas ou controlar e direcionar comportamento.
Atenção Sustentada: Manter a atenção apesar da distração, fadiga ou tédio.
Início de Tarefas: Iniciar projetos de forma eficiente ou oportuna e sem procrastinação indevida.
Planejamento/Priorização: Capacidade de atingir metas ou concluir tarefas discernindo o que é importante e o que não é.
Organização: Criar e manter sistemas para rastrear informações ou materiais.
Gestão do Tempo: Capacidade de estimar o tempo, alocar tempo e permanecer dentro de seus limites — também envolvida no senso de importância do tempo.
Persistência Orientada a Objetivos: Como você desenvolve objetivos, os segue até a conclusão, evita a distração de interesses conflitantes e revisa planos devido a obstáculos, novas informações ou erros.
Flexibilidade: A habilidade de revisar planos diante de obstáculos, contratempos, novas informações ou erros. Ela se relaciona com uma adaptabilidade a condições mutáveis.
Metacognição: Dar um passo para trás para se visualizar em uma situação requer habilidades de automonitoramento e autoavaliação, bem como a capacidade de observar seus métodos de resolução de problemas.
Tolerância ao Estresse: Prosperar em situações estressantes e lidar com incertezas, mudanças, demandas de desempenho.