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Dr. Gabriel Grigoletti

Psicólogo Especialista em Neuropsicologia - CRP 06/11569

Avaliação das Funções Executivas

Criado por:

Dawson, P., & Guare, R. (2018). Executive skills in children and adolescents: A practical guide to assessment and intervention (3rd ed.). The Guilford Press.

REALIZE O TESTE NO COMPUTADOR OU DEIXE O CELULAR NA HORIZONTAL (DEITADO).

Lembre-se que NENHUM questionário é capaz de fornecer um diagnóstico assertivo! Somente um profissional experiente conseguirá interpretar os resultados após um AMPLO processo de investigação.

O ESQ é um instrumento para avaliar as próprias funções executivas, mas ele não realiza comparações normativas. Isso significa que ele não compara seu desempenho com o de outras pessoas, mas sim:

Fornece um rastreio da natureza de suas próprias habilidades executivas.

Questionário de Habilidades Executivas - Dawson & Guare

(Baseado em Dawson & Guare)

Este questionário de 36 itens foi desenvolvido para ajudar você a identificar seus pontos fortes e fracos em diferentes habilidades executivas. As habilidades executivas são processos mentais que nos permitem planejar, focar a atenção, lembrar instruções, organizar materiais, executar múltiplas tarefas ao mesmo tempo e nos autorregular.

Como responder:
Para cada uma das 36 afirmações, selecione o quanto você concorda ou discorda, de acordo com a escala abaixo:

1 = Discordo Fortemente
2 = Discordo
3 = Tendendo a Discordar
4 = Neutro
5 = Tendendo a Concordar
6 = Concordo
7 = Concordo Fortemente

Ao final, clique em “Calcular Pontuação”. As pontuações de cada grupo de 3 itens (relacionados a uma habilidade executiva) serão somadas automaticamente. As habilidades executivas avaliadas são:

  • Inibição de Resposta (Itens 1-3)
  • Memória de Trabalho (Itens 4-6)
  • Controle Emocional (Itens 7-9)
  • Iniciação de Tarefas (Itens 10-12)
  • Atenção Sustentada (Itens 13-15)
  • Planejamento/Prioritização (Itens 16-18)
  • Organização (Itens 19-21)
  • Gerenciamento do Tempo (Itens 22-24)
  • Flexibilidade (Itens 25-27)
  • Metacognição (Itens 28-30)
  • Persistência Orientada a Metas (Itens 31-33)
  • Tolerância ao Estresse (Itens 34-36)

Identifique suas 2 ou 3 habilidades mais fortes (pontuações mais altas) e 2 ou 3 habilidades mais fracas (pontuações mais baixas). Isso poderá orientar estratégias de aprimoramento ou manutenção de pontos fortes.

Aviso: Este instrumento é apenas para autoconhecimento. Ele não substitui a avaliação profissional em caso de dificuldades significativas. Se necessário, busque um profissional da saúde mental ou educacional.

Itens 1 a 3: (Inibição de Resposta)

1. Eu não tiro conclusões precipitadas.

2. Eu penso antes de falar.

3. Não ajo sem ter todos os fatos.

Itens 4 a 6: (Memória de Trabalho)

4. Tenho boa memória para fatos, datas e detalhes.

5. Sou muito bom para lembrar coisas que me comprometi a fazer.

6. Raramente preciso de lembretes para completar tarefas.

Itens 7 a 9: (Controle Emocional)

7. Minhas emoções raramente atrapalham meu desempenho no trabalho.

8. Coisas pequenas não me afetam emocionalmente nem me distraem.

9. Consigo adiar meus sentimentos pessoais até depois de completar uma tarefa.

Itens 10 a 12: (Iniciação de Tarefas)

10. Não importa a tarefa, acredito em começar o quanto antes.

11. A procrastinação geralmente não é problema para mim.

12. Raramente deixo tarefas para o último minuto.

Itens 13 a 15: (Atenção Sustentada)

13. Acho fácil manter o foco no meu trabalho.

14. Quando começo uma tarefa, trabalho diligentemente até terminá-la.

15. Mesmo quando sou interrompido, é fácil retomar e concluir o que estava fazendo.

Itens 16 a 18: (Planejamento/Prioritização)

16. Ao planejar meu dia, identifico prioridades e as sigo.

17. Quando tenho muito a fazer, foco facilmente no que é mais importante.

18. Normalmente divido tarefas grandes em subtarefas e prazos.

Itens 19 a 21: (Organização)

19. Eu sou uma pessoa organizada.

20. É natural para mim manter meu local de trabalho limpo e organizado.

21. Sou bom em manter sistemas de organização para meu trabalho.

Itens 22 a 24: (Gerenciamento do Tempo)

22. Ao final do dia, geralmente concluo o que planejei fazer.

23. Sou bom em estimar quanto tempo leva para fazer algo.

24. Costumo chegar no horário para compromissos e atividades.

Itens 25 a 27: (Flexibilidade)

25. Lido bem com eventos inesperados.

26. Ajusto-me facilmente a mudanças de planos e prioridades.

27. Considero-me flexível e adaptável a mudanças.

Itens 28 a 30: (Metacognição)

28. Rotineiramente avalio meu desempenho e crio métodos de melhoria pessoal.

29. Consigo me distanciar de uma situação para tomar decisões objetivas.

30. “Leio” bem as situações e ajusto meu comportamento com base nas reações alheias.

Itens 31 a 33: (Persistência Orientada a Metas)

31. Considero-me motivado a atingir minhas metas.

32. Abro mão de prazeres imediatos para trabalhar metas de longo prazo.

33. Acredito em estabelecer e alcançar altos níveis de desempenho.

Itens 34 a 36: (Tolerância ao Estresse)

34. Gosto de trabalhar em um ambiente exigente e acelerado.

35. Uma certa dose de pressão me ajuda a dar o melhor de mim.

36. Gosto de tarefas que tenham certa dose de imprevisibilidade.

Inibição de Resposta: Pensar antes de agir nos dá tempo para avaliar situações e o impacto do nosso comportamento.

Memória de Trabalho: Manter informações na memória durante a execução de tarefas complexas — está incorporada a capacidade de aproveitar aprendizado ou experiência anteriores e aplicá-los à situação atual ou a uma futura.

Controle Emocional: Gerenciar emoções para atingir objetivos, concluir tarefas ou controlar e direcionar comportamento.

Atenção Sustentada: Manter a atenção apesar da distração, fadiga ou tédio.

Início de Tarefas: Iniciar projetos de forma eficiente ou oportuna e sem procrastinação indevida.

Planejamento/Priorização: Capacidade de atingir metas ou concluir tarefas discernindo o que é importante e o que não é.

Organização: Criar e manter sistemas para rastrear informações ou materiais.

Gestão do Tempo: Capacidade de estimar o tempo, alocar tempo e permanecer dentro de seus limites — também envolvida no senso de importância do tempo.

Persistência Orientada a Objetivos: Como você desenvolve objetivos, os segue até a conclusão, evita a distração de interesses conflitantes e revisa planos devido a obstáculos, novas informações ou erros.

Flexibilidade: A habilidade de revisar planos diante de obstáculos, contratempos, novas informações ou erros. Ela se relaciona com uma adaptabilidade a condições mutáveis.

Metacognição: Dar um passo para trás para se visualizar em uma situação requer habilidades de automonitoramento e autoavaliação, bem como a capacidade de observar seus métodos de resolução de problemas.

Tolerância ao Estresse: Prosperar em situações estressantes e lidar com incertezas, mudanças, demandas de desempenho.

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